segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sobre o Movimento + Saúde



O Movimento + Saúde é um projecto que pretende lançar o debate e abrir o diálogo na Sociedade no seguimento das medidas recentemente anunciadas pelo Estado Português para 2013 que prevêem cortes sucessivos nas despesas de saúde dos portugueses, dificultando o acesso a cuidados básicos de saúde. Esta austeridade  acarreta, a curto prazo, graves riscos e consequências para a saúde pública, pelo que se torna imperativo alertar para a problemática dos sucessivos e desmedidos cortes nas despesas de saúde e consequente condicionamento e risco de acesso dos doentes aos cuidados do SNS.

O aumento das taxas moderadoras nos hospitais públicos, conjugado com a redução de médicos nos Centros de Saúde e o fecho de Unidades de Urgência implicam uma crescente dificuldade dos Portugueses no acesso à saúde e à sua consequente degradação, em grande medida por falta de rendimentos disponíveis para um tratamento contínuo, eficaz e digno.

Os utentes portugueses deixam de ter acesso a medicamentos que estão disponíveis para outros doentes europeus com doenças similares. Desta forma, e consequentemente, Portugal pode perder os bons indicadores que tem obtido nos últimos anos, regredindo no tempo e na qualidade dos serviços de saúde prestados aos portugueses.